CURSO PRÁTICO DE COMPLIANCE
CORPORATIVO
Por muito bons e elaborados que sejam os planos, programas e sistemas anti-corrupção de que se dotem as organizações, instituições e empresas, de nada servirão se não forem implementados com eficiência, rigor e assertividade. O sistema anti-corrupção tem que se adaptar ao contexto e à circunstância, à cultura organizacional e mesmo à natureza e particularidades do negócio e da atividade de modo a que, cumprindo o seu objetivo e sendo eficiente, não se torne um obstáculo e um dificultador do regular funcionamento da organização e mesmo um fator negativo para a cadeia de valor.
Desta forma, é necessário que um conjunto de quadros intermédios e superiores tenha os conhecimentos, capacidades e competências necessárias para ser capaz de implementar, adaptar e monitorizar a execução dos programas e sistemas anti-corrupção em cada umas das áreas, departamentos, serviços e sectores de atividade das organizações, instituições e empresas.
Um conjunto de técnicos que garanta que todos os serviços, métodos, ferramentas e procedimentos da organização estão em conformidade, isto é em compliance, com os sistemas e programas anti-corrupção adotados assim como com à legislação e normativas em vigor.
Este curso, de um modo, curto, claro e conciso, dota esses quadros de todas as competências necessárias para de um modo eficaz, atingirem esses propósitos.
CARGA HORÁRIA:
18 horas
OBJETIVOS:
Dotar os formandos de conceitos concretos e assertivos sobre compliance, nas suas mais diversas áreas e aplicações assim como de métodos, ferramentas, metodologias e boas práticas que lhe permitam, com base no plano organizacional de anti-corrupção, implementar, executar e monitorizar um programa de compliance nas suas áreas de responsabilidade e nos recursos humanos que dirigem.
PÚBLICO-ALVO:
Quadros intermédios e superiores do sector público e privado, em cargos de Chefia, Direção, Coordenação ou Supervisão que tenham responsabilidades de implementar, executar, manter e monitorizar, nas suas áreas de responsabilidade e nos recursos humanos a seu cargo, programas de compliance e anti-corrupção.
CONTEÚDOS:
1 - CONCEITOS GERAIS
- Definição de Compliance;
- A várias abrangências de Compliance;
- As diversas áreas e aplicações do Compliance;
- O Compliance na luta contra a corrupção.
2 - AS VANTAGENS DO COMPLIANCE
- Transparência;
- Simplificação;
- Otimização;
- Justiça;
- Acessibilidade;
- Adequação.
3 -BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE COMPLIANCE PARA AS ORGANIZAÇÕES
- Prevenção de riscos;
- Identificação antecipada de problemas;
- Deteção de não-conformidades na cadeia de valor;
- Reputação e Imagem;
- Consciencialização interna dos colaboradores;
- Redução de custos contingenciais.
4 - ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA E DE UM SISTEMA EFETIVO DE COMPLIANCE INSTITUCIONAL
- Envolvimento dos decisores e intervenientes organizacionais;
- Avaliação de risco;
- Elaboração do Código de Conduta e políticas de compliance;
- Definição de controlos internos;
- Formação e comunicação do plano;
- Implementação de canais de denúncia;
- "Due Diligence"
- Monitorização e auditorias.
5 - ENQUADRAMENTO LEGAL E JURÍDICO DO COMPLIANCE
- Enquadramento Nacional;
- Enquadramento Comunitário;
- Enquadramento Internacional.
6 - CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE COMPLIANCE
- Criação de uma cultura organizacional de Compliance;
- Criação de uma estrutura de suporte;
- Criação de ferramentas pró-ativas de Compliance.